Faleceu nesta segunda-feira, 9 de janeiro, aos 74 anos, o arquiteto paulistano Carlos Bratke. Formado em arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bratke atuou como professor na mesma instituição e também na Faculdade de Arquitetura e Belas Artes. Além disso, foi vice presidente do IAB duas vezes, em 1988/89 e 1990/91 e presidente do instituto em 1992/93.
Carlos Bratke realizou diversos projetos no Brasil e também em Israel, México, Uruguai e EUA, entretanto, a maioria de seus edifícios se encontra no estado de São Paulo. Dentre seus principais projetos estão escolas, edifícios corporativos, conjuntos habitacionais e instalações industriais.
Sua carreira é amplamente reconhecida e rendeu ao arquiteto prêmios nacionais e internacionais, dentre os quais vale mencionar o Prêmio Rino Levi em 1985, o Grande Prêmio da III Bienal Internacional de SP em 1997, o Prêmio ASBEA - Edifícios Institucionais em 2006 e o Prêmio pelo conjunto de edifícios corporativos da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires em 2007.